
ALERTA: Não abandonem seus tratamentos médicos!
🚨Todos estamos, com razão, muito preocupados com o coronavírus. Mas infelizmente não é a única doença com que devemos no preocupar. Doenças crônicas e outras doenças agudas não desaparecerão e, ao contrário poderão ser agravadas com o isolamento social.
🚨Pacientes não podem e não devem abandonar o tratamento para emagrecer ou controle de diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial e tantas outras doenças crônicas com o argumento que estão tensos e precisam comer ou beber ou fumar como recompensa ou válvula de escape. Isso se tornará uma bola de neve e inclusive podendo ser um risco muito grande para descompensação e dificuldade de controle futuramente.
👉 Como endocrinologista tenho uma preocupação especial com aqueles que tem #diabetes, #obesidade, #transtornodacompulsãoalimentar, #hipertiroidismo, #insuficienciaadrenal e outras doenças.
📌 Pacientes diabéticos, por exemplo, se não estiverem bem controlados, um adiamento de consulta poderá ser prejudicial.
📌 Na obesidade, outro exemplo, é comum o tipo de pensamento na hora do estresse: “não estou com cabeça de fazer dieta, preciso comer e/ou beber, depois penso nisso”.
🚨Quais possivelmente serão as consequências desse tipo de comportamento?
🚨Se a pessoa estava em processo de redução de peso, o abandono significará no ganho de peso, até a um peso superior ao inicial.
👉É compreensível que muitos não possam, sair de casa para fazer consultas presenciais. Por isso as regras de consulta foram flexibilizadas pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho federal de Medicina. Excepcionalmente e durante a pandemia, as consultas online, através de telemedicina (com exceção de quando o exame físico é fundamental) estão permitidas.
📌No caso dos meus pacientes, peço que entrem em contato com minha secretaria pelo número 21 99925 4761
👉Abandonar o tratamento agora (para qualquer situação) pode trazer dificuldades enormes de controle mais pra frente.
#telemedicina #isolamentosocial #naoabandoneseutratamento – #diabetes #obesidade #covid 19 #endocrinologia #endocrinologia