skip to Main Content
21 3282-5071 / 3251-4761 [email protected]
endocrino-monicacabral_especialidade-puberdade

Puberdade - Definição

A puberdade pode ser definida como o período de transição entre a infância e a adolescência, no qual ocorre o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e a aceleração do crescimento, levando ao início das funções reprodutivas. As transformações da puberdade ocorrem durante a adolescência. Logo, a puberdade é uma fase da adolescência em que ocorre o aparecimento de características sexuais secundárias.

Em qual idade aparece?
não há uma idade exata para início da puberdade. Ela varia dos 8-13 anos na menina, e dos 9-14 anos no menino. 

 

Transformações durante a puberdade

  • Na MENINA:
    • TELARCA (surgimento das mamas): “botão mamario” é o PRIMEIRO SINAL de puberdade na menina
    • PUBARCA: aparecimento de pêlos pubianos e nas axilas. Comumente acontece depois da telarca.
    • Aumenta as “curvas” do corpo. Na menina, ocorre aumento de gordura que se acumula principalmente em seios, quadris e coxas;
    • MENARCA (Primeira Menstruação). Ela ocorre no meio da puberdade, e ao final do ESTIRÃO. Depois, o crescimento fica mais lento, mas a menina não pára de crescer (MITO).
    • ESTIRÃO: na menina, ocorre logo no início da puberdade. Por isso a menina parece ser mais alta e mais madura do que os meninos da mesma idade.
    • ACNE (espinhas na pele) A oleosidade da pele, juntamente com a ação dos hormônios, contribuem para o aparecimento de “espinhas”.

 

  • No MENINO:
    • GONADARCA (aumento dos testículos): é o PRIMEIRO SINAL de puberdade no menino. Por isso é importante que o seu médico faça o exame completo da criança.
    • PUBARCA: aparecimento de pêlos pubianos e nas axilas. Pode ocorrer antes da gonadarca, mas comumente acontece depois.
    • ESTIRÃO: no menino, ocorre do meio para o final da puberdade. Por isso o menino parece menor e só “estica” no final da puberdade. A vantagem é que eles têm mais tempo para crescer, além de ter estirão maior.
    • ACNE

Puberdade anormal

A idade para entrar na puberdade não é a mesma para meninos e meninas nem a mesma para todos os meninos ou todas as meninas. O ser humano é repleto de singularidades e cada um tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, porém, há uma média que se pode ter como referência.

Nas meninas os primeiros indícios da puberdade podem ocorrer a partir dos oito anos e nos meninos a partir dos nove. Isso não significa dizer que todos vão entrar na puberdade nessa fase. É considerado normal o início da puberdade até os treze anos nas meninas e catorze nos meninos.

A puberdade que ocorre fora desses períodos é considerada uma anormalidade que pode ser chamada de:

Puberdade precoce – quando ocorre antes dos oito anos em meninas e dos nove em meninos;
Puberdade retardada – quando até os 13 anos nos meninas e catorze nos meninos, não apareceu nenhum dos sinais devidos.

Nesses casos o médico deve ser consultado para avaliar se a puberdade está normal ou anormal, investigar as causas quando anormal e realizar o tratamento adequado.

Regulacao-do-inicio-e-progressao-da-puberdade-humana
puberdade
Back To Top
Pesquisar