skip to Main Content
21 3282-5071 / 3251-4761 monicacabral@monicacabral.com.br
endocrino-monicacabral_especialidade-menopausa

Conhecendo a Menopausa

O QUE É MENOPAUSA?
A menopausa consiste na falência ovariana e consequente ausência da menstruação com mais de 1 ano de duração pela falta da produção do estrogênio pelo ovário. Condição essa que ocorre em torno dos 50 anos. Ela pode ser espontânea ou cirúrgica (após a retirada dos ovários). A menopausa que ocorre antes dos 40 anos é denominada precoce.
Os ovários produzem, principalmente, estrogênio e progesterona.
A fase que antecede a menopausa é denominada de climatério ou pré- menopausa.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CLIMATÉRIO E MENOPAUSA?
No período do climatério, os sintomas são variados: irregularidade menstrual, irritabilidade, facilidade maior para ganhar peso e insônia.
Na menopausa, aparecem os sintomas vasomotores ou calores (ondas de calor ou fogachos) com intensidade variaveis de mulher para mulher. Os fogachos podem ser intensos, em geral, ascendentes e de curta duração. A redução do desejo sexual, ressecamento vaginal, e dificuldade na relação sexual tambem podem estar presentes.
Além do ressecamento vaginal, a pele também fica seca, os cabelos quebradiços e as unhas fracas, há maior irritabilidade, nervosismo e muita ansiedade e ganho de peso com acúmulo maior no abdome.
A longo prazo pode haver aumento de colesterol, maior risco cardiovascular, redução da massa ossea e osteoporose.

QUANDO SE DEVE INICIAR O TRATAMENTO?
O tratamento pode ser iniciado através da reposição inicial de progesterona para regularizar a menstruaçao e por ocasião da menopausa, com estrogênio apenas (mulheres histerectomizadas ou sem útero) ou estrogênio + progesterona em mulheres com útero. O mais importante é observar durante a fase do climatérios as mudanças que estão ocorrendo pois isso ira ajudar na decisão de fazer ou não a reposição hormonal ,caso a paciente não tenha contra indicação.

calorao

Tratamento da Menopausa

QUAL É O TRATAMENTO ?
O tratamento é a reposição hormonal .
Existem vários tipos de estrogênio e de progesterona.
Os estrogênios existem nas formas de adesivo, gel ou comprimidos, sendo o estradiol o mais indicado.


QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS ?
Edema, dor nas mamas, peso nas pernas são efeitos colaterais que podem surgir no início da reposição hormonal que podem melhorar com o ajuste de dose. Existem possíveis efeitos colaterais a longo prazo, dessa forma a avaliaçao deve ser feita em conjunto com o endocrinologista e ginecologista.

Vale lembrar que a mulher usuária da reposição hormonal deve ser  acompanhada e  monitorada regularmente.


QUAIS SÃO AS CONTRA-INDICAÇÕES?

Deve ser evitada em pacientes com histórico de flebite ou trombose assim como em mulheres com litíase biliar (calculo de vesícula).
A contra-indicação maior são os casos de câncer dependente de estrogênio (câncer de ovário, de mama e de útero) da própria paciente ou de familiar de 1º grau.

menopausa-1-site
Back To Top
Pesquisar