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Mente Magra - Pense magro e emagreça

Alimente-se devagar e conscientemente

Uma das mais simples e desafiantes mudanças de hábito que você fará para emagrecer com sucesso é estar 100% presente enquanto come.
Isso parece simples? Sim, e é… no entanto, como nós, ocidentais contemporâneos, vivemos uma vida agitada e estressada, a coisa mais rara do mundo é dedicarmos um tempo de qualidade ao momento da alimentação.

Tendemos a comer enquanto vemos TV, enquanto lemos um livro, enquanto conversamos, enquanto trabalhamos, enquanto estamos de pé… e não estamos 100% presentes no que estamos fazendo.

A principal consequência disso? Engolimos a comida, mastigamos rápido, de forma distraída, automática e inconsciente, não vendo a hora de terminarmos a refeição para voltar ao trabalho ou a alguma outra atividade.

Está tudo errado. A alimentação é para ser vista como um momento sagrado, uma hora de meditação consciente, em que você praticará o hábito de estar 100% presente, S-A-B-O-R-E-A-N-D-O cada mordida do alimento.

Várias pesquisas têm comprovado que a a meditação consciente aplicada à alimentação é um método eficaz de emagrecer.

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Quando você come devagar, seu cérebro tem tempo para registrar que você está satisfeito.
É necessário, em média, 20 minutos para que as células do sistema digestivo comuniquem ao cérebro que o alimento foi suficiente para saciar o apetite.

Se você come em menos que 20 minutos em média, o que acontece?
você pode bater um enorme prato de comida, mas a mensagem de saciedade não chegará ao cérebro e você comerá mais do que precisa.

Todos os métodos de emagrecimento recomendam que você coma devagar, que mastigue bem os alimentos.
Estudos conduzidos pela Universidade de Lousiana mostram que as pessoas, de fato, comem menos quando comem devagar.

No início, comer mais devagar e mastigar melhor os alimentos pode parecer pouco natural. Você pode tornar esse novo hábito mais divertido tentando algumas estratégias divertidas e diferentes.

Uma delas é procurar comer sempre em mais que 20 minutos.
Quanto mais tempo demorar para comer, melhor. Procure, a cada dia, comer mais devagar. Faça disso uma competição com você mesmo.

Isso pode ser algo desafiante se você não se acostumou a ser assertivo no trabalho em reservar tempo suficiente para sua refeição.

É uma questão de saúde, mais do que apenas de emagrecimento. Você é a prioridade aqui!

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Outra dica interessante é experimentar, a cada dia, priorizar um dos órgãos dos sentidos diferentes ao se alimentar: seu tato, olfato, visão, audição e, é claro, a gustação.

Num dia, você pode decidir focar na visão, e prestar atenção às cores, formatos e padrões visuais dos alimentos, procurando descobrir algo diferente.

No dia seguinte, você pode escolher prestar atenção aos sons dos alimentos, ao barulho do “crunch” de mastigar um alimento crocante, uma maçã, uma alface, por exemplo.

No outro dia, seu foco pode estar em diferenciar as sutilezas nos sabores do alimento, e para isso você pode até mesmo experimentar fechar os olhos apenas por saborear mais os alimentos. E assim por diante.

Procure também, entre uma garfada e outra, largar os talheres. Não fique segurando o garfo, a faca e o copo o tempo todo.

Largue os talheres, mastigue os alimentos, saboreie cada mordida, mastigue o mais que puder – a imagem aqui é de ruminar mesmo (pode ser um exagero, mas você pegou a ideia). Depois, pegue os talheres novamente e dê outra mordida. E largue os talheres de novo…

É tudo uma questão de treino e de hábito, e o que está em jogo aqui é sua habilidade de se saciar mais com menos alimento, saboreando melhor os alimentos e mastigando mais devagar e de forma consciente.

Tome uns goles de água depois de algumas porções de alimento. Mesmo que a água não tenha nenhum poder mágico para fazer emagrecer, beber entre as garfadas ajuda a comer mais devagar.

Comece a refeição com um prato quente. Iniciar a refeição, por exemplo, com uma sopa quente (se estiver incluída na sua dieta), forçará você a comer mais devagar, praticando essa habilidade.

Esteja atento a seu apetite e perceba os sinais sutis de quando começar a ficar satisfeito. É muito importante você se tornar mais e mais consciente das sensações de seu corpo, e, assim, você irá começar a se lembrar de diminuir o ritmo e comer exatamente aquilo que seu corpo pede e precisa.

Olhe para o relógio. Repare na hora em que começou e terminou a refeição. Anote em seu caderno de dieta. Coloque um lembrete autocolante para colocar na geladeira ou escreva um cartão de enfrentamento que lhe lembre de comer devagar e conscientemente.

Seja criativo e procure inovar na forma de estar presente e saborear o alimento. O mais importante é se habituar a estar presente, atento e consciente de tudo o que come, sem se distrair, desligando o piloto automático. Quando você percebe, aprecia e saboreia cada porção de comida, você se sente mais satisfeito depois de comer.

Faça refeições em uma atmosfera relaxada. Quanto menos estresse você sentir, mais será capaz de prestar atenção no que está comendo. Faça o que puder para comer em um ambiente calmo e sem muitos estímulos.

Treine-se para comer com atenção apesar das distrações à sua volta. O melhor é minimizar as distrações ao se alimentar, evitando atividades como ler, assistir televisão ou usar o computador.

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